sábado, 23 de maio de 2009

Coleta seletiva: participe! Pratique!

Já faz algum tempo que comecei a praticar a coleta seletiva... Ou melhor dizendo, comecei a separar os materiais que podem ser reciclados. Hoje em dia, se não faço isso, sinto um baita peso na consciência...

Afinal, isso é super fácil de fazer e não atrapalha em nada a rotina!
Para aqueles que desejam iniciar essa prática agradável, que ajuda muita gente e que preserva o nosso planeta (os lixões e aterros agradecem), aí vai uma pequena lista do que pode e o que não pode ser separado:

O que pode ser reciclado:

Vidro: garrafas, frascos de molhos e condimentos, potes de produtos alimentícios, frascos de remédios, perfumes e produtos de limpeza, cacos de qualquer uma das embalagens acima.

Plástico: potes (de todo tipo), embalagens de produtos de higiene e limpeza, tampas (todos os tipos), sacos (de arroz, leite, etc.), sacolas plásticas, brinquedos (desde que não possam alegrar outra criança!), utensílios de cozinha.


Metal: latas, tampas (de cerveja, conservas, etc.), arames, grampos, fios, pregos, marmitex (limpa), tubos de creme dental, panelas (sem cabo), alumínio, cobre, ferro e outros.

Papel: revistas, jornais, caixas de papelão, embalagens Tetra Pak, listas telefônicas.

E o que não pode?

Vidro: espelhos, ampolas de remédio.

Plástico: fraldas e absorventes descartáveis, celofane, espuma.

Metal: pilhas normais e alcalinas, baterias, filtros de ar de veículos, latas enferrujadas, esponja de aço usada.

Papel: papel higiênico usado (argh!), guardanapos com comida, papel laminado, papéis plastificados (aquelas embalagens de biscoito, por exemplo), papel carbono.


Os restos de alimentos também podem ser aproveitados para se fazer adubo para as suas plantinhas, através da compostagem.

Isso eu ainda não faço, porque moro num apertamento, digo, apartamento muito pequeno...

Mas farei uma postagem somente sobre isso, para quem quiser se aventurar!

Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário