segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Sopa plástica

Vocês já pararam para pensar que o plástico por nós utilizado e não reciclado pode estar em algum lugar do planeta?
Isso porque esse material demora mais de 100 anos para se decompor.
Pensando nisso, compartilho abaixo uma reportagem publicada no site Planeta Sustentável, em 06/02/2008, sobre o lixo que se acumula nos oceanos - a sopa plástica.
Pensemos no que estamos fazendo com os resíduos que geramos todos os dias!
Abraços a todos!

'Mancha' de lixo põe em risco a fauna no Pacífico
Um volume de lixo plástico com duas vezes o tamanho dos Estados Unidos - e cerca de 100 milhões de toneladas - está flutuando no Oceano Pácífico, colocando em risco a fauna marinha. A revelação foi feita nesta terça-feira por cientistas americanos.


Apelidado de "sopa de plástico", o lixo é composto em grande parte dos chamado material pet, muito usado na fabricação de garrafas. Translúcida, a "mancha" flutua rente à linha das águas, e por isso, é imperceptível aos satélites. Os pesquisadores descrevem que os detritos estão agrupados numa espécie de redemoinho que começa a cerca de 900 quilômetros da costa da Califórnia (EUA). A "sopa" passa pelo Havaí, e se estende até quase o Japão.

Dois fatores contribuem para formação do problema: a ação humana e a própria natureza. Segundo os pesquisadores, um quinto dos resíduos é jogado de navios ou plataformas petrolíferas. O restante vem da terra. No mar, o lixo flutuante é agrupado por influência das correntes marítimas e fica vagando dos dois lados do arquipélago havaiano.

Habitat marinho - Segundo o oceanógrafo David Karl, da Universidade do Havaí, é necessário fazer mais estudos para se determinar com exatidão o tamanho e a origem da "sopa de plástico". O professor pretende coordenar uma expedição para estudar o problema ainda neste ano, pois acredita que o lixo flutuante já formou um novo habitat marinho.

De acordo com o Programa Ambiental das Nações Unidas, detritos de plástico constituem 90% de todo o lixo flutuante nos oceanos. O programas estimada que 46.000 peças de plástico flutuantes provocam a morte de mais de um milhão de aves e de outros 100.000 mamíferos marinhos por ano. Seringas, isqueiros e escovas já foram encontrados nos estômagos de animais marinhos mortos.


Outros links interessantes sobre o assunto:
http://www.espacoecologiconoar.com.br/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=7474
http://www.unisinos.br/ihu/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=12065
http://bradescobancodoplaneta.ning.com/group/umoceanodeplsticos
http://colunas.epoca.globo.com/planeta/2008/02/25/as-lixeiras-do-mar/


Nenhum comentário:

Postar um comentário